Segurança

Braçonortense é presa no RS por aplicar vacinas sem remédios e reutilizar agulhas em pacientes

Ela foi encaminhada à Deic gaúcha, que coordena as investigações.

Foto: Divulgação

Uma empresária natural de Braço do Norte, de 37 anos, e que tem uma clínica de vacinação em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, foi presa nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil. Ela é a proprietária do estabelecimento e é acusada por crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Com a ação, a polícia também interditou a clínica, localizada no bairro Hamburgo Velho.

De acordo com as investigações, a clínica aplicava as vacinas da febre amarela e da meningite, mas o êmbolo estava vazio. Além disso, ela reutilizava as mesmas agulhas nos pacientes. Ainda conforme a polícia, os clientes que se vacinaram no local correm risco de contaminação por uma série de doenças infecciosas, inclusive o HIV.

Pelo Twitter, o secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabardo, confirmou que a empresa havia sido fechada. “Crime contra Saúde Pública”, escreveu. Ele acrescentou que no Brasil há duas vacinas contra a Febre Amarela. A Fiocruz-MS produz a vacina da rede pública. Nas clínicas particulares a medicação é importada e produzida pela Sanofi. “Ao ser vacinado peça para ver a caixa, quem é o fabricante e o prazo de validade”, orientou.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Investigações Criminais – Deic. Primeiro, a polícia foi na clínica cumprir o mandado de busca e apreensão. Depois, os agentes cumpriram o mandado de busca na casa dela, no bairro Travessão, em Dois Irmãos.

A polícia recomenda que quem tenha aplicado alguma das três vacinas na clínica que procure a Gerência de Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo e a Delegacia do Consumidor do Deic.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

Frentista é morto durante assalto em posto de gasolina na BR-101, em Jaguaruna

O responsável pelo assassinato foi identificado e preso em um residência, em Sangão.