A comarca de Braço do Norte registrou nesta semana a realização da primeira audiência concentrada das medidas socioeducativas, oportunidade em que todos os atores da rede de garantias de direitos e da rede socioassistencial puderam avaliar e deliberar sobre os adolescentes em conflitos com a Lei que cumprem medidas naquela unidade jurisdicional.
O encontro aconteceu na última quarta-feira (15/6), nas dependências do CREAS de Braço do Norte. Para Edna Wernke Niehues, oficial da Infância e Juventude, a audiência concentrada no serviço de medidas socioeducativas representa um ato de esforço conjunto na busca de alternativas para cada adolescente que cumpre medida em meio aberto.
"As ações definidas nesta audiência tem o intuito de ampliar, otimizar e garantir os direitos dos adolescentes atendidos, bem como prevenir a reincidência. É uma espaço de escuta qualitativa e troca de saberes", definiu.
Neste primeiro encontro estavam presentes o juiz Fernando Machado Carboni, responsável pela área da infância e juventude. e a promotora de Justiça Júlia Wendhausen Cavallazzi, além da oficial Edna e as equipes do CAPS, Conselho Tutelar, CRAS, representantes da área da educação e do CREAS, responsável pela aplicação das medidas socioeducativas em Braço do Norte.
As audiências acontecerão uma vez por mês, nos moldes das realizadas nos processos de crianças e adolescentes acolhidos.
Colaboração: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina