De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Braço do Norte, até maio de 2023, 28 casos de abuso, violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes estão em atendimento no Creas do Município
Quinta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social, Cras e Creas de Braço do Norte, promovem a Caminhada de Combate e Conscientização. A concentração para o ato, que inicia às 14 horas, será na frente da Prefeitura.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Braço do Norte, até maio de 2023, 28 casos de abuso, violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes estão em atendimento no Creas do Município, sendo dois meninos e 26 meninas, de zero até 16 anos.
Para auxiliar no combate, ao longo do ano, a equipe do Creas desenvolve projetos nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, levando informações às crianças sobre o que é o abuso e violência sexual. O projeto “Guardiões da Infância”, desenvolveu em 2022, um trabalho com os alunos do ensino fundamental I, nos 1° e 2° anos das séries iniciais, com o intuito de torná-los “Guardiões da Infância”, onde as crianças adquirem conhecimento para se proteger e ajudar a proteger seus coleguinhas.
A apresentação dos conteúdos é proposta de uma forma lúdica através de vídeos e cartilha explicativa, que tem como finalidade desenvolver desde a infância noções de cuidados e proteção com o corpo. Como também, orientar as crianças a se defenderem e buscar ajuda em caso de abusos e violências sexuais.
Outras atividades
Na segunda-feira, as equipes da Secretaria de Assistência Social, Creas e Cras realizaram uma panfletagem informativa. Já entre os dias 16 e 25 de maio acontece uma capacitação da rede de garantia de direitos, Assistência Social, Educação e Saúde, sobre o fluxograma de atendimento das crianças vítimas de violência.
Entenda
Violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes.
O Abuso Sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
A Exploração Sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.