Braço do Norte é uma das 42 cidades catarinenses reconhecidamente livre de analfabetismo e que receberam o "Selo de Município Livre do Analfabetismo em 2014", de acordo com a relação nominal do Ministério da Educação (MEC).
Para ser reconhecido como livre do analfabetismo, o município precisa ter mais de 96% de alfabetização. A relação do MEC foi feita com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento é resultado de uma parceria com a Unesco e faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, que tem objetivo de alfabetizar jovens e adultos de 15 anos ou mais.
Para o prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, este é um momento muito especial para todos os cidadãos de Braço do Norte, fruto de um trabalho de todos os professores, coordenadores, direção e parceiros que juntos ajudaram esse sonho a se tornar real. "E continuaremos com a responsabilidade de melhorarmos ainda mais esses índices", completou.
Outros 206 municípios brasileiros também receberam o selo.