A aquisição dos kits, que custarão cerca de R$ 90 mil, recursos próprios do Município, faz parte de uma medida adotada para o planejamento dos próximos meses.
Braço do Norte está adquirindo 1.000 (mil) kits de teste rápido para o Covid-19 (Coronavírus). A intenção, de acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, é a identificar os casos com mais agilidade e promover uma maior rastreabilidade da doença no Município.
A aquisição dos kits, que custarão cerca de R$ 90 mil, recursos próprios do Município, faz parte de uma medida adotada para o planejamento dos próximos meses. “Braço do Norte tem urgência em detectar os casos, por isso, a aquisição vai dar agilidade ao diagnóstico dos casos suspeitos e, claro, também é uma reserva para o controle da doença nos próximos meses”.
Conforme o prefeito, que entrou em contato diretamente com a empresa fornecedora na noite desta sexta-feira, 27, para saber informações precisas sobre a eficácia dos kits, a exatidão dos testes é de 93 a 98%. “Leva-se 15 minutos para obter o resultado e eles chegam em 15 a 20 dias”, explicou. “Não temeremos, em nenhum momento, em voltar atrás das nossas decisões, se assim for necessário. Para nós, a saúde da população está sempre em primeiro lugar”, completou.
A aquisição também teve o aval do Comitê de Gerenciamento, formado por representantes da Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros e Hospital Santa Teresinha (HST).
Para o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingo Arent, a aquisição será muito importante para reforçar as medidas já tomadas pelo Município como o Alô Braço do Norte e o Centro de Triagem. “Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em Braço do Norte e reduzir o impacto da pandemia”, encerrou.