A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte – Acivale está atenta a golpes que estão sendo aplicados e orienta empresários para que redobrem a atenção. “Nesse momento delicado que estamos vivendo, muitos oportunistas se aproveitam da fragilidade das empresas na tentativa de extorquir algo. Alertamos a todos a ficar atentos e nos colocamos à disposição para auxiliá-los no que for necessário”, reforça o presidente da Acivale Roberto Michels.
Conforme a Acivale, um novo golpe vem sendo aplicado. “Imagine a seguinte situação: você faz uma compra com seu habitual fornecedor. Junto com os produtos vêm a nota e os boletos para pagamento. Dias depois, antes do vencimento, você recebe um e-mail informando que houve um erro no cálculo da tributação e, por isso, deve desconsiderar aquele boleto anterior e substituí-lo por este, de menor valor, anexado ao e-mail. Você até fica feliz, pois vai pagar menos. Mas é aí que está o perigo”, alerta.
O boleto é idêntico em todos os dados, menos em um. “O código de barras foi alterado por uma empresa fantasma. E mesmo que você pague um boleto com o nome do cedente correto, ele nunca será creditado do valor”, explica. Segundo a associação empresarial, empresários em todo o Brasil têm sido vítimas deste novo golpe. “Em algumas cidades, como Chapecó, o caso já foi percebido em diversas empresas, que só identificaram a fraude por terem o cuidado de conferir todos os dados da Nota Fiscal e entrar em contato com o fornecedor”.
Ao procurar orientação no banco que consta no boleto falso, as vítimas são informadas que o caso está sendo tratado como um golpe corporativo, investigado pela Polícia Federal.
Com informações da assessoria de imprensa da Acivale