Os antigos elementos instalados estão sendo substituídos por novos dispositivos, mais robustos e com maior capacidade de refletância luminosa.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai manter nos próximos dias, frentes de serviços para instalação de elementos refletivos (tachas) na plataforma da BR-101 Sul, entre Paulo Lopes a Araranguá. Os trabalhos serão feitos sobre as pistas, paralelo ao fluxo dos veículos. Por isso, a autarquia pede atenção e cuidados redobrados.
As frentes de serviços estão alocadas entre o km 245 ao km 300 (Paulo Lopes, passando por Imbituba até Laguna), entre o km 300 ao km 310 (Laguna) e entre o km 411 ao km 421 (Araranguá). As peças refletivas demarcam bordos e eixo central de cada pista e são essenciais para delimitar e orientar o fluxo de longo curso na rodovia federal.
Os antigos elementos instalados estão sendo substituídos por novos dispositivos, mais robustos e com maior capacidade de refletância luminosa. O aumento na quantidade de veículos em circulação pela rodovia federal requer que a sinalização tenha maior eficiência para suportar o desgaste.
Toda a logística para continuidade dos serviços depende de tempo estável na região, proporcionando piso seco para aderência das tachas. Com chuva, todo o serviço é suspenso. Caso seja necessário, os trabalhos vão adentrar a próxima semana.
Quando o tempo firmar e os trabalhos forem retomados, as frentes de serviço serão definidas e identificadas pela sinalização provisória de obras.
Os motoristas também serão orientados pelo sinalizador (bandeira), anterior aos locais em serviço. Dentro do espaço de serviço a velocidade limite é de 60 km/h para todos os tipos de veículos, com proibição de ultrapassagens pela faixa de rolagem onde estão alocados os trabalhadores e equipamentos.
Colaboração: Muriel Albônico – Assessor de Comunicação do DNIT