O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) inicia nesta terça-feira, 05, trabalhos de readequação nos elementos de sinalização horizontal dentro da transposição do Morro do Formigão. Do km 337 ao km 339, o pavimento terá a instalação de novas peças refletivas (tachinhas) em ambas as pistas, sendo que toda a operação vai durar até a próxima sexta-feira, com interferência na circulação dos veículos.
As peças refletivas demarcam bordos e eixo central de cada pista e são essenciais para delimitar e orientar o fluxo de longo curso na rodovia federal. Os antigos elementos instalados estão sendo substituídos por novos dispositivos, mais robustos, com dois pontos de fixação – ao invés de um parafuso, e com maior capacidade de refletância luminosa. No Morro do Formigão, os veículos requerem mais do pavimento, seja na tração para subida quando na frenagem para a descida do trajeto. Assim, é preciso que a sinalização tenha maior eficiência para suportar o desgaste.
Toda a logística depende de tempo estável na região, proporcionando piso seco para aderência das tachas. Com chuva, todo o serviço é suspenso. Caso seja necessário, os trabalhos vão adentrar a próxima semana.
As frentes de serviço estão definidas e identificadas pela sinalização provisória de obras. Os motoristas também são orientados pelo sinalizador (bandeira), anterior aos locais em serviço. Para mais informações, o DNIT/SC mantém canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.