O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC faz, nesta semana, trabalhos de manutenção e melhorias estruturais em pistas e vias lindeiras da BR-101 Sul catarinense. Nesse período, a autarquia aloca frentes de obras entre o km 359 o km 364, em Morro Grande, principal travessia urbana da rodovia federal no município de Sangão. Os serviços interferem diretamente no fluxo de veículos em trânsito local e de longo curso, pois ocupa espaços na plataforma para circulação de pessoal e maquinário.
Dentro deste segmento equipes seguem com a limpeza das eiras (bordos) das pistas. Ali acumulam sedimentos e, com o crescimento da vegetação rasteira, a água das chuvas não consegue escoar para o sistema de drenagem. Os trabalhos são feitos com emprego de escavadeira e trabalhadores, que retiram o excesso de vegetação e abrem as saídas de sarjetas. Além dessa atividade, melhorias e manutenção são feitas na drenagem, com retirada de sedimentos e vegetação.
A execução desses serviços depende de condições de tempo estável na região. Em caso de mau tempo, os trabalhos são suspensos. Todos os locais estão identificados com sinalização vertical provisória, sendo necessária, em momentos alternados, a interrupção do tráfego para o deslocamento de trabalhadores e equipamentos. Devendo o motorista ter atenção redobrada, principalmente quanto à redução da velocidade.
Para os usuários da BR-101, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Para informações sobre a rodovia federal, obras remanescentes e as condições de trafegabilidade em trecho com obras, estão disponíveis os canais de atendimento pelo telefone 0800 6030 101 e os links úteis no site www.101sul.com.br.