Um golfinho da espécie nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) foi encontrado morto, ontem, no rio Carniça, em Laguna. O animal pesava 200 quilos, tinha 2,3 metros e era macho.
De acordo com a médica veterinária da Udesc Daniele Elias, o boto de nome Estrelinha foi encontrado pela manhã com linhas de pesca clandestina enroscadas. No entanto, a causa da morte ainda é investigada.
“O golfinho da espécie nariz-de-garrafa foi recolhido. Fizemos a necrópsia e estamos compilando os dados para saber a causa da morte. Ele foi avistado com rede pelos pescadores e estava com diversas escoriações e lesões internas”, afirma a veterinária.
Segundo Daniele, é o primeiro caso de golfinho encontrado morto na temporada de verão. “Desde o início da temporada, em dezembro, é o primeiro caso de morte de golfinho em Laguna”, diz.
Na cidade, ocorre desde muitos anos a pesca artesanal com auxílio dos botos. Essa prática é bem reconhecida na cidade e confere mais um atrativo para o roteiro turístico. Por causa dessa interação, Laguna recebeu o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores.
Com informações do Jornal DIário do Sul