Sinduscon esteve representado em feira internacional do setor, no Panamá.
A verticalização, o desenvolvimento e a desburocratização em prol do setor da construção civil. Estes foram alguns dos pontos elencados em análise à “Missão Panamá”. Neste mês, empresários do setor estiveram na Cidade do Panamá, capital do país da América Central, para visitar a Feira Internacional de Construção e Habitação, a Expo Hábitat, como conhecer novos modelos, de atuação e insumos, e trazer o que há de melhor para o Sul catarinense.
A região esteve representada pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, o Sinduscon, Olvacir Bez Fontana. A viagem, articulada pela Federação da Indústria de Santa Catarina, a Fiesc, da qual Fontana é também membro da diretoria, ainda integrou outros empresários do setor de demais regiões do Estado.
Em reunião mensal do Sinduscon, Fontana externou ao empresariado local a experiência acerca da viagem. “É um país espetacular e em pleno desenvolvimento. Aliás, o Panamá tem pouco mais de 4 milhões de habitantes, ou seja, quase a metade de Santa Catarina. A média de prédios varia de 80 a 90 andares, predominantemente com vidros. É um país vertical e bastante impulsionado pelo transporte marítimo. São navios e mais navios. Digo que, em termos de prédios, está quase Dubai”, assemelhou o presidente do Sinduscon.
Na ocasião, a comitiva visitou o maior escritório do setor da América Latina. “São mais de 250 arquitetos realizando projetos para o mundo todo. Empresas brasileiras também assinaram algumas obras naquele país, como de revitalização hídrica, pavimentação e de saneamento básico. Também visitamos o hotel cassino e também residência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Trump Ocean Club International Hotel and Tower”, contou.
Segundo Fontana, Panamá é um país cercado de grandes fábricas, exemplo também na área de segurança e menos burocrático do que o nosso. “Com certeza, uma viagem que veio muito a agregar de conhecimento e de exemplos a serem seguidos. Pretendemos voltar no ano que vem”, planejou Fontana.
Colaboração: Talise Freitas – Ápice 360 Comunicação