Já foram registrados 3,7 mil afogamentos e arrastões no litoral catarinense.
Um aplicativo tem ajudado o Corpo de Bombeiros Militar na prevenção de afogamentos no Litoral catarinense. Já foram registrados mais de 3,7 mil afogamentos e arrastões e pelo menos 39 mortes.
Os bombeiros criaram o aplicativo Praia Segura, que disponibiliza informações sobre as praias mais seguras para banho, quais terão supervisão de guarda-vidas e ainda as condições do mar, de acordo com as bandeiras, e se há registro de ocorrências com águas-vivas. O app gratuito de 3,8 M está disponível para android.
Outra alternativa que tem auxiliado os bombeiros é um equipamento de som, um megafone “gigante” com alcance de até 1 quilômetro. Com ele, os bombeiros podem fazer alertas para mais pessoas em português e também em espanhol.
“Em doze horas de trabalho por guarda-vida, dá em torno de 400 a 500 banhistas por dia. Com esse equipamento, com alguns minutos a gente consegue atingir mais de mil pessoas”, detalha o capitão dos bombeiros Atila Medeiros Sarte ao site G1 SC.
A bandeira vermelha representa risco de afogamento alto. A amarela, médio. E a verde, baixo. Todas essas informações também estão no aplicativo.