O comandante do Corpo de Bombeiros de Orleans, 2º tenente BM Henrique José Schuelter Nunes, foi um dos representantes brasileiros.
Dois bombeiros militares de Santa Catarina representaram o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom no Curso Internacional de Combate a Incêndios em Ambientes Confinados realizado entre os dias 3 e 10 de setembro e organizado pelo Benemérito Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali/Colômbia.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Orleans, 2º tenente BM Henrique José Schuelter Nunes, 2º tenente BM Walter Pereira de Mendonça Neto participaram do curso, que ainda teve a presença de bombeiros de países como o México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina.
Durante a semana foram realizadas instruções práticas e teóricas com temas como fisiologia da respiração humana, efeitos fisiológicos de altas temperaturas, comportamento do fogo em ambientes confinados, sistema de comando de incidentes em operações de incêndio, técnicas e táticas de extinção de incêndios em ambientes confinados. Aconteceram também avaliações teóricas e práticas com foco na utilização mínima de água para o combate.
[soliloquy id="241364"]
Os bombeiros ainda tiveram a oportunidade de conhecer a rotina operacional do Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali, por meio de um estágio de 36 horas nos 11 quartéis da cidade e participando ativamente da preparação da atividade e do atendimento de ocorrências.
“O intercâmbio de conhecimentos, rotinas, táticas e técnicas é fundamental para o desenvolvimento da atividade de combate a incêndios. Atualmente os incêndios possuem uma energia calorífica muito superior aos que ocorriam em décadas passadas, em decorrência da utilização de matérias-primas produzidas industrialmente, como aglomerados de madeira e materiais sintéticos, por exemplo. Desse modo, a abordagem do bombeiro perante incêndios tão hostis necessita ser extremamente técnica. Ao fim do curso, ficou evidenciado que os membros da Organização de Bombeiros Americanos – OBA estão no caminho correto”, pontua o comandante do Corpo de Bombeiros de Orleans.
O curso foi promovido como uma forma de incentivo à profissionalização e a busca pela redução do risco de desastres em nosso continente, proporcionando padronizações internacionais de trabalho e inovações tecnológicas na área de bombeiro, que são os objetivos da OBA. A entidade é a maior organização mundial de cooperação entre Corpos de Bombeiros, com representantes de 17 diferentes países do continente americano.
Colaboração: Stéphanie Piava