Segurança

Bombeiro de Araranguá recebe homenagem por resgate de 1997

Na ocasião, profissionais ficaram mais de oito horas em alto-mar

A noite desta segunda-feira (4) foi especial para o sargento Albino João Pedro, do Corpo de Bombeiro de Araranguá. Ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores do município por um fato ocorrido há quase 20 anos, mas que permanece na memória de muitas pessoas.

No dia 2 de fevereiro de 1997, uma embarcação ficou à deriva nas imediações da Barra do Rio Araranguá. Na ocasião, uma enchente assolava o município e, como consequência, o rio apresentava volume superior ao normal.

“Ficamos sabendo que a lancha não conseguiria se aproximar da embarcação, porque o mar estava revolto. O barco poderia virar a qualquer momento, e sabíamos que existia uma família lá, inclusive com uma criança. Nunca nos perdoaríamos se algo acontecesse sem que fizéssemos nada”, diz Albino.

Enquanto tentavam chegar a nado até as pessoas da embarcação para iniciar o resgate, os dois bombeiros nadaram em direção ao Canal da Barra, que os levou para alto-mar. Lá, eles permaneceram mais de oito horas, durante a madrugada.

Segundo Albino, ele e Renato Gomes (seu parceiro) tentaram sempre tranquilizar um ao outro durante a noite. Quando o dia amanheceu, ambos sentiam cãibras por terem nadado durante muitas horas. Conforme o Portal Engeplus, eles foram resgatados depois das 8 horas, pelo helicóptero Águia I.  

[soliloquy id=”174140″]