Sem máscara durante o percurso entre as cidades de Chapecó e Xanxerê, no Oeste catarinense, ele cumprimenta apoiadores e gera aglomeração.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa na manhã deste sábado, dia 26, de um passeio de motos em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, em meio a apoiadores. Sem máscara durante o percurso, ele cumprimenta apoiadores e gera aglomeração.
O passeio começou por volta das 9h20min, no Distrito Industrial Flávio Baldissera. Depois de percorrer as vias do município, os participantes chegaram por volta das 10h40min em Xanxerê, cidade na mesma região, para a inauguração de uma agência da Caixa Econômica Federal. Posteriormente, às 10h50min, o grupo retornou a Chapecó e chegou ao local perto do meio-dia.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), acompanhou o passeio na garupa da moto em que Bolsonaro conduz. Os dois não usam máscara de proteção à Covid-19. Em Santa Catarina, o item é obrigatório e passível de multa no valor de R$ 500 para quem não a usar em espaços fechados.
O passeio provocou o fechamento do trânsito na BR-282 e terá o policiamento dos comandos da 4ª Região de Chapecó, da 2ª Região de Lages, da 9ª Região de São Miguel do Oeste, e da 10ª Região de Joaçaba. Além disso, estão empenhadas neste trabalho guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Polícia Militar Rodoviária e cavalaria. O governo do Estado não informou os custos da operação.
Pouco antes das 8h, motociclistas já chegavam ao ponto de encontro. Bolsonaro sobrevoou Chapecó antes da saída do Distrito Industrial. Em alguns trechos às margens da rodovia, moradores coloram faixas e bandeiras para acompanhar a passagem do presidente. Depois do voo, Bolsonaro foi de caminhonete encontrar os motociclistas que o esperavam e chegou a cavalgar em um trecho. No caminho, apoiadores se aglomeravam ao redor do animal. O passeio começou na SC-480, seguiu pela Avenida General Osório até chegar à Avenida Getúlio Vargas, que é a principal da cidade.
Depois seguiu em direção a BR-480, que faz a ligação com BR-282. O presidente chegou em Xanxerê às 10h40min, onde inaugurou uma agência, que fica na Rua Victor Konder.
Protestos contra Bolsonaro
Em Florianópolis, Jaraguá do Sul e Itajaí ocorreram protestos contra o governo de Bolsonaro. Os atos foram organizados por representantes de centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais. Segundo a polícia, a manifestação foi pacífica. Em geral, os participantes dos protestos usavam máscaras.
Bolsonaro em Chapecó
O presidente está em Chapecó desde a tarde desta sexta-feira, 25, para visitar as obras de melhorias da Arena Condá, além de instalações em uma cooperativa de alimentos. Sem máscara, Bolsonaro cumprimentou apoiadores na entrada do local e gerou aglomeração. Moradores com cartazes contrários ao presidente também estiveram no local.
Essa é a oitava vinda do presidente a Santa Catarina e a segunda em Chapecó. Em 7 de abril, o presidente esteve no Centro Avançado de Atendimento à Covid – hospital de campanha montado no Centro de Eventos. No dia, após o Brasil registrar 4,2 mil mortes em um único dia por conta do vírus, ele criticou a adoção de medidas para restringir a circulação de pessoas e afirmou que não haveria lockdown.
Covid em Chapecó e SC
Chapecó fica em uma das 15 regiões de saúde de Santa Catarina em situação gravíssima por causa da Covid. Na cidade, 35,3 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus e 649 morreram por conta da doença desde março de 2020, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em Santa Catarina, 1.041.664 pessoas pegaram o vírus, sendo que 16.628 morreram após complicações.
Com informações do site G1 SC
[soliloquy id=”379254″]