Para alguns cozinhar é diversão, para outros é dever, mas para os alunos da educação infantil lidar com a comida pode significar as duas coisas. As aulas de preparação de alimentos, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
As crianças do maternal II das professoras Andréa Teresinha e Mariza Vieira, do Centro de Educação Laureni Vieira de Souza, da Vila Vitória, colocaram a mão na massa.
Com auxílio das professoras eles produziram deliciosos biscoitos para encher vidros decorados e personalizados. Entre uma receita e outra, eles aprenderam sobre alimentação e higiene. Cuidados na hora de preparar o alimento, como lavar as mãos e os utensílios usados.
As crianças ficaram animadas em participar de todo o processo. Observaram os ingredientes utilizados em um biscoito, cortaram a massa com forminhas desenhadas.
No final, as crianças levaram a produção para casa e dividiram o que aprenderam com a família.
O que eles aprendem na aula de culinária
Português: Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.
Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não-orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos – como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Arte: ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, completa e integra o trabalho.
[soliloquy id=”67486″]