Calor intenso deve atingir o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul; em Santa Catarina, temperaturas elevadas se concentram no Extremo Oeste
Regiões mais ao Sul da América Latina já começaram a sentir os efeitos de uma bolha de calor que atinge o Paraguai, Uruguai, Norte e Centro da Argentina, além de diferentes estados do Brasil ao longo da semana. A partir desta segunda-feira (13), cidades ao Oeste do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná, sofrerão com temperaturas extremas, na casa dos 42ºC.
Em Santa Catarina, as altas temperaturas chegarão acompanhadas de pancadas de chuva, com a possibilidade de granizo em algumas regiões, conforme previsão da Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil. No Extremo Oeste, as máximas podem chegar a 36°C.
Bolha de calor eleva temperaturas no Sul e Centro-Oeste do Brasil
Conforme previsão da MetSul Meteorologia, o calor extremo ganha força ao longo da semana, principalmente, no Oeste da Região Sul e Mato Grosso do Sul, que já têm registro de temperaturas variando entre 37ºC e 40ºC.
Ao Oeste do Rio Grande do Sul e Paraná, os termômetros ficaram na casa dos 35ºC durante o fim de semana e o forte calor deve prevalecer ao no decorrer dos dias.
A partir desta segunda, a bolha de calor deixará as tardes mais quentes nos estados mencionados, tendo máximas acima dos 35°C do meio para o fim da semana, entre quinta (16) e sexta-feira (17).
Segundo a MetSul, cidades da Grande Porto Alegre podem ter tardes com temperatura variando entre 36°C e 38°C. Na fronteira Oeste gaúcha, por causa da bolha de calor, as máximas devem chegar a 42°C.
Temporais atingem Santa Catarina
A bolha de calor que atinge os estados vizinhos deverá impactar, principalmente, no Extremo Oeste catarinense, mas sem a mesma intensidade. A previsão é de que os termômetros cheguem a 36°C a partir desta segunda-feira, com possibilidade de chuva para todas as regiões de Santa Catarina.
Com informações do ND+