Política

Boeira quer mais investimento em educação

A conclusão das grandes obras de infraestrutura em andamento ou previstas para a região sul de Santa Catarina foi a principal reivindicação dos participantes do Fórum Parlamentar Catarinense realizado nessa segunda-feira, 11, em Criciúma. A duplicação da BR-101, a pavimentação da BR-285, a abertura do aeroporto de Jaguaruna, a construção da Ferrovia Litorânea e da Barragem do Rio do Salto e a dragagem do Porto de Imbituba foram apontadas como fundamentais para que a região possa se desenvolver melhor.

Para o deputado federal Jorge Boeira, o desenvolvimento acontece quando existe infraestrutura, mas só isto não basta, é preciso também educação. "O governo está investindo em infraestrutura e, apesar da demora, as obras estão andando. Mas é preciso também investir pesado em educação, pois é através dela que as pessoas melhoram suas vidas e a sociedade onde vivem". Boeira também criticou a forma como as universidades comunitárias são tratadas. "É dever do Estado oferecer educação, mas ele não consegue atender a demanda. As universidades comunitárias estão fazendo esse papel, mas, ao invés de receberem apoio, são punidas com taxações exorbitantes, correndo o risco de fecharem suas portas por conta de dívidas com o próprio Estado." Boeira reivindicou ainda a implantação de um campus da Udesc para a região.

Todas as demandas das entidades participantes do evento foram entregues ao presidente do Fórum Parlamentar, deputado federal Marco Tebaldi, e agora serão debatidas entre os representantes dos catarinenses no Congresso na busca de soluções.