Contabilizados os dados da votação do último domingo, o deputado federal Jorge Boeira sai com seu nome mais forte e estadualizado em Santa Catarina. Boeira foi eleito com 123.770 votos, 47% a mais do que em 2010. Outro dado relevante é que o parlamentar ampliou sua votação também em número de municípios. Há quatro anos Boeira obteve votos em 145 dos 293 municípios à época. Neste ano, teve seu nome confirmado em urnas de 270 das 295 cidades catarinenses (incluídos agora os novos municípios de Pescaria Brava e Balneário Rincão).
Como na última eleição, o maior número de votos de Boeira foi em Criciúma, seguido por Araranguá, bases eleitorais do deputado. A terceira maior votação foi em Tubarão. Em 2010 Boeira fez pouco mais de três mil votos no município, neste ano foram quase nove mil. “Este número expressivo se deve muito ao espaço aberto pelo Joares Ponticelli, a quem terei sempre gratidão. Também tivemos uma coordenação de campanha muito estruturada, com articuladores políticos e lideranças que conhecem bem o município e mobilizaram a militância. E teve ainda o reconhecimento do eleitor pelas obras que levamos para a cidade, especialmente a implantação do IFSC, que no ano que vem já começa suas atividades no próprio campus”, avaliou Boeira.
A quarta maior votação do deputado foi em Sombrio, onde fez campanha “casada” com o deputado estadual e ex-prefeito do município, Zé Milton Scheffer. Em comparação com 2010, Boeira fez cerca de quatro mil votos a mais. “É inegável liderança do Zé Milton lá. Todas as reuniões que fizemos estavam sempre lotadas e a aceitação dele é muito grande. Foi um ótimo prefeito e tem feito um grande trabalho pela região como deputado. As pessoas reconheceram isto nas urnas e deram uma grande votação para nós dois. Devo reconhecimento e gratidão também ao Peri, presidente do PP e ao Jusa, que trabalharam muito pela nossa candidatura”, salientou.
Forquilhinha também rendeu a Boeira uma grande votação. Foram 4881 votos, 1.405 a mais do que a soma de todos os outros cinco candidatos da região juntos no município. “Nossa coordenação de campanha em Forquilhinha foi feita pelo ex-prefeito Paulo Hoepers, um político de credibilidade ilibada e que nos deu esta votação tão expressiva. Tivemos também a atuação maciça e irrestrita do vereador Rangel Loch e da juventude do município, que esteve sempre mobilizada”, destacou Boeira.
Na eleição deste ano o nome de Jorge Boeira ganhou força também no Oeste e Meio-Oeste Catarinense. Em 2010 a votação do parlamentar nas duas regiões tinha sido de apenas 47 votos. Neste ano, com coordenações montadas nos municípios, alcançou cerda de 6,2 mil votos. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte foram 4.953, 1.408 no Vale do Itajaí, na região serrana 1.190 e 342 votos no Norte de SC.
Em 95% dos municípios Boeira aumentou sua votação. Ele foi o segundo deputado mais votado do Partido Progressista e o terceiro mais votado da coligação PP / PPS / PRTB / PHS / PSDB / PEN / SD / PTC / PSB, que elegeu, além dele, Esperidião Amin, Marco Tebaldi, Carmen Zanotto e Giovânia de Sá. “Muita gente trabalhou incansavelmente pela minha reeleição. Só tenho a agradecer a cada um pelo suor e determinação. E agradeço também pela confiança dos 123.770 eleitores, dando a eles a certeza que seguirei trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, encerrou Boeira.
Colaboração: Jane Santin