Caso de suspeita de coronavírus foi registrado nesta terça-feira, 10 de março, no Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte.
Um caso de suspeita de coronavírus foi registrado nesta terça-feira, 10 de março, no Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte. O paciente teria retornado de viagem a Nova Zelândia com sintomas gripais.
Em nota emitida na manhã desta quarta-feira, o hospital garante que “Todas a medidas de investigação e profilaxia de transmissão COVID-19 foram tomadas de acordo com a Norma Técnica”. A nota ainda explica que a Vigilância Epidemeológica da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte foram devidamente comunicadas e tomaram as devidas providências sobre o caso.
O Lacen (Laboratório Central do Estado de Santa Catarina) está realizando a analise dos exames e em até 72 horas encaminhará o resultado ao Hospital Santa Terezinha que, então, deve emitir um novo comunicado.
O Hospital, através da sua assessoria, negou-se a dar mais informações. A Folha do Vale, porém, apurou que o paciente (do sexo masculino) com histórico de viagem ao exterior retornou recentemente da Nova Zelandia.
Medidas de prevenção e controle
A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para 2019-nCoV.
Recomenda-se:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
- Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Com informações do site Folha do Vale