Geral

Beto Tournier: adeus a um gênio da política

Beto Tournier participou dos momentos mais importantes de Tubarão nas últimas décadas.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

O corpo de um dos homens mais influentes da política tubaronense nas últimas décadas, jornalista, professor e outras qualidades, José Roberto Tournier Cardoso, o Beto Tournier, é velado desde ontem em Tubarão. Ele faleceu às 4h30min no hospital Nossa Senhora da Conceição, após ser vencido por um choque séptico – termo técnico para se referir a uma falência circulatória aguda de causa infecciosa.

Beto completou 67 anos em junho. Apaixonado pela vida, gostava de estar entre amigos e os assuntos de interesse da cidade. Seu sítio, aos finais de semana, era o ponto de encontro de grandes políticos e jornalistas. Com uma passagem pelo magistério superior, fez muitos admiradores.

A notícia da morte provocou reações imediatas nas redes sociais. Da Associação Empresarial de Tubarão – Acit e da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR surgiram notas oficiais de pesar por seu falecimento.

Em seu último cargo público, Beto Tournier atuou como secretário adjunto na antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, atual ADR. Foi ainda presidente do Deter, diretor financeiro da Casan, secretário de obras, candidato a prefeito e a deputado estadual, diretor de jornal e presidente da Acit. 

Haverá missa de corpo presente na Cripta da Catedral Diocesana de Tubarão, com início previsto para as 9h da manhã. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. Ele era casado com Sônia Machado Tounier e pai de Fernando Tournier, Vitor Tournier e Roberto Tournier. Tinha três netos, Nicole, Matias e Anelise.

Com informações do Jornal Notisul