Fundado no dia 3 de janeiro de 1749, o jornal Berlingske é o mais antigo jornal ainda em circulação da Dinamarca, bem como se destaca no mundo como um dos que possui mais tempo de circulação. Criado por Ernst Henrich Berling, um membro da empresa Royal Book Printer Dinamarca, foi publicado pela primeira vez no mesmo dia de sua fundação, em 3 de janeiro de 1749.
Seu nome primeiramente era Kjøbenhavnske Danske Post-Tidender, alterado anos depois para Politiske og Avertissements Tidende. Muitas de suas notícias até 1903 eram relacionadas ao governo, pois a eles foi concedido o direito para isso. Em 1936, novamente o nome do jornal foi alterado, passando a se chamar Berlingske Tidende, o que permaneceu por muitos anos. No ano de 1982, o jornal foi adquirido por um grupo de investidores de um estabelecimento corporativo do país, o que o salvou de uma possível falência. Já em 2015, o jornal foi adquirido pela empresa de mídia De Persgroep, sendo comprado em dezembro do ano passado (2024) pela empresa norueguesa Amedia. Seu nome foi alterado para em 2011 para Berlingske após ser redesenhado para a presença no meio digital.
Ao longo de sua história, o jornal vendeu milhares de cópias a cada ano de sua existência, com destaque para 1957, quando sua circulação ficou em torno de 157.932 cópias em dias úteis. Também vale citar que foi o segundo jornal mais vendido da Dinamarca no ano de 2002, com aproximadamente 149 mil cópias, e no ano seguinte, em 2003, atingiu o número de 142 mil.
Berlingske também foi agraciado com muitos prêmios, como o prêmio jornalístico de maior prestígio do seu país, o prêmio Cavling de 2009, além de ser o único jornal do mundo a ganhar por quatro vezes o World Press Photo Award, a maior e mais conhecida premiação de fotojornalismo do planeta.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Berlingske. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Berlingske Acesso em 03 jan. 2025.