Museu ao Ar Livre recebe neste fim de semana mais uma edição do evento dedicado à flor.
As cores exuberantes e o cheiro doce exalado pelas orquídeas dão um toque especial ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel neste fim de semana. Desde essa sexta-feira, o ponto turístico de Orleans recebe o XIV Festival de Orquídeas, reunindo mais de 1,5 mil flores em exposição, além de variedades da planta colocadas à venda.p
Promovido pelo Círculo de Orquidófilos de Orleans e Região (Coor), com o apoio da Administração Municipal, o evento reúne em torno de 15 expositores. Durante os três dias, a expectativa é que até 5 mil pessoas prestigiem o festival. “Essa exposição é uma das melhores que tem no Brasil em termos de qualidade. Eu afirmo isso com certeza, porque as plantas que temos aqui possuem uma qualidade superior a outras dessa espécie. Então estamos expondo e incentivando o povo a colecionar, porque é uma planta que, além de fazer bem para a natureza, faz bem para o ser humano”, ressalta um dos organizadores José Carlos Budny.
Na parte de exposição ganha destaque as Laelia purpurata premiadas, a flor símbolo de Santa Catarina. “De repente o visitante vai ver uma delas e pensar que ela não é tão bonita quanto uma que viu à venda. Mas é que, dentro dessa espécie premiada, existem várias cores e formas diferentes. Então é reconhecida a melhor planta dentro daquela variedade”, explica Budny.
Já para quem quiser adquirir alguma variedade da planta, há também colecionadores com espaços voltados à comercialização. O preço varia conforme o tipo e o tamanho da flor, mas podem ser encontradas unidades a partir de R$ 10.
O horário de visitação é das 9h às 21h, neste sábado, 7. Já no domingo, 8, será das 9h às 18h. A entrada é gratuita.