Segurança

Bebê brasileiro vítima de tráfico humano é repatriado após 1 ano e 4 meses na Europa

Bebê foi levado para Portugal no final de 2023 em um esquema de tráfico internacional de pessoas

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Um bebê brasileiro de um ano e quatro meses, vítima de tráfico internacional de pessoas, foi repatriado pela Polícia Federal na segunda-feira (24). Ele havia sido levado, ainda recém-nascido, para Portugal, no final de 2023.

O caso foi descoberto em investigação da Delegacia da Polícia Federal de Campinas, em São Paulo, que iniciou em 2023. A operação desmontou um esquema de tráfico internacional de recém-nascidos na região. Os bebês eram gerados por “barrigas de aluguel” e levados para Portugal por um homem que dizia ser pai deles.

Em Portugal, o bebê já havia sido encaminhado para a Assistência Social, ainda em 2023, e entregue a uma família acolhedora. Ele permaneceu no país até se confirmar que não se tratava de uma criança portuguesa. Os registros de nacionalidade e naturalidade do bebê haviam sido falsificados.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Bebê brasileiro foi repatriado e levado para acolhimento em SP

Após a confirmação da nacionalidade brasileira do bebê, foi expedida uma ordem judicial em Portugal que reconheceu a necessidade de repatriação para o Brasil.

Em sua chegada no país de origem, o bebê foi levado a uma instituição que promove acolhimento familiar em Valinhos, São Paulo. A família acolhedora em Portugal foi colocada em contato com a família acolhedora no Brasil, para compartilhar informações e garantir uma transição cuidadosa.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Agente temporário ajuda a salvar bebê de quatro meses que estava engasgado em Braço do Norte

O agente temporário orientou a mãe pelo telefone a fazer os primeiros socorros

Policiais salvam bebê que se afogou com mamadeira em Treze de Maio

A mãe do bebê pediu ajuda aos policias que estavam fazendo rondas no bairro

Criança nasce no quartel do Corpo de Bombeiros de Laguna

Os socorristas da corporação, cabo Daniel, soldado Reges e o bombeiro comunitário Henrique, levaram a jovem até à ambulância, onde realizaram o parto emergencial do menino, com sucesso

Polícia encontra bebê enterrado atrás de casa em Braço do Norte

Por volta das 18h40, a Polícia foi acionada para verificar uma ocorrência de infanticídio na cidade