Geral

Batalhão de SC constrói nova ponte flutuante após enchentes no RS

Estruturas haviam sido construídas pela primeira vez em meados de maio, mas acabaram sendo destruídas pela correnteza

Foto: Divulgação

Uma nova ponte flutuante foi construída para ligar as cidades gaúchas de Lajeado e Arroio do Meio, que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As passadeiras, como também são conhecidas, foram instaladas pelo Batalhão do Exército de Santa Catarina pela primeira vez em 14 de maio, mas acabaram sendo destruídas pela correnteza no dia 23.

Foi necessário aguardar uma semana para que a correnteza do rio Forqueta diminuísse e as margens fossem preparadas para receber as novas passadeiras. Finalmente, o trabalho pôde ser feito na tarde da última quarta-feira (29). As passadeiras foram construídas em substituição às duas pontes que ligavam as cidades, mas que foram atingidas pelas enchentes no RS.

Segundo o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (BECB), de Porto União, responsável pela implementação da estrutura, uma segunda ponte deve ser erguida ainda nesta sexta-feira (31). Isso porque, com uma ponte apenas, os sentidos de passagem precisam ser revezados, tornando as idas e vindas dos moradores mais lentas.

Inclusive, com duas pontes flutuantes o número de moradores atendidos também aumenta. Conforme o Tenente-Coronel Diego Agostini, comandante do 5° BECB, o número de passagens diárias aumentou de 5 mil para quase 10 mil após a construção da segunda passadeira, em 21 de maio. Isso porque muitas pessoas moram em uma das cidades, mas trabalham ou estudam no município vizinho.

Para fazer a passadeira são colocados suportes flutuantes sobre a água e, então, fixados painéis, por onde as pessoas devem passar. Depois, o pelotão ainda acompanha todas as travessias. Essa segunda estrutura foi montada entre a noite de segunda-feira (20) e a manhã de terça sob uma temperatura de sete graus. A condição climática é um desafio, explica Agostini, já que alguns dos soldados precisam ficar horas na água gelada para montar a passadeira.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão