Segurança

Base Comunitária da PM será implantada em Guatá

Distrito é o mais populoso do município com mais de 4 mil habitantes. E o pleito vinha sendo reivindicado há mais de 15 anos pelo vereador “Maneca”.

Com o objetivo de diminuir a criminalidade e consequentemente levar mais segurança a população, o Comandante da Polícia Militar, Guarnição Especial de Içara, a quem Lauro Müller está subordinado, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto, anunciou na tarde desta quarta-feira (8), a implantação de uma Base Comunitária da PM no Distrito de Guatá.

O anúncio foi feito durante reunião na Câmara de Vereadores, onde participaram Barreto, o vereador e presidente da Casa, Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB), o prefeito Hélio Bunn e o comandante do Destacamento da PM do município, Sargento Erineu Carniato.

A implantação da Base Comunitária é um projeto antigo, que vinha sendo trabalhado pelo vereador “Maneca” há mais de 15 anos. “Enfim, depois de tanto tempo estamos realizando este sonho. Além de ágil, essa medida tende a tornar mais eficazes os serviços que a Polícia Militar presta à nossa comunidade”, comemora o vereador.

Segundo Barreto, a implantação da Base é uma medida imediata devendo ser iniciada logo, pois o espaço físico já está disponibilizado pela prefeitura. Para isso, o comandante da PM de Lauro Müller deve buscar entre os seus subordinados um policial com perfil comunitário para responder pela Base.

O trabalho da base comunitária, segundo a Polícia Militar, envolverá rondas policiais constantes, visitas comunitárias às escolas e participação em ações voltadas à defesa da cidadania, dos direitos humanos e à interação com a comunidade. “O policiamento comunitário não é privilégio do Guatá, ele vem sendo empregado há anos pela Policia Militar em várias regiões do Estado de Santa Catarina", explicou Barreto.

De acordo com o prefeito Hélio Bunn, a polícia comunitária é uma filosofia que procura entender os conceitos de solidariedade e respeito às individualidades. Além disso, procura integrar policiais e comunidade com a criação de programas institucionais que tornem possível essa aproximação. “Toda a população do Guatá será beneficiada com a implantação desta Base. Hoje o Guatá é o maior distrito do município e é também por este motivo que queremos dar aos moradores qualidade de vida, com obras de infraestrutura, escolas, lazer e segurança”, registrou o chefe do executivo municipal.

Confira no áudio abaixo, entrevista com o comandante Barreto e com o vereador Maneca.