Saúde

Barreiras sanitárias, testagem e fiscalização: como será o verão em SC

Cenário da pandemia é melhor que do último verão, mas circulação do vírus ainda preocupa

Divulgação

Em meio ao avanço da variante ômicron e a alta de casos de Europa, Santa Catarina se prepara para mais uma temporada de verão na pandemia. O cenário é melhor se comparado ao do último ano, mas a circulação do vírus ainda preocupa as autoridades. Barreiras sanitárias, testagem e fiscalização estão no planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Setores de eventos e turismo, que tem expectativa de faturamento nesta época, temem serem prejudicados por medidas restritivas.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o planejamento para a temporada de verão é feito em conjunto entre várias secretarias. Participando de uma das entrevistas do “De Olho no Verão”, projeto da NSC, Motta Ribeiro afirmou que as ações têm foco em educar as pessoas.

— A gente tem discutido com várias secretarias dentro do colegiado o que se vai fazer no verão. Estamos com disponibilidade de teste rápido de antígeno, mapeando aqueles ambientes com maior risco sanitário, pensando em fazer barreiras sanitárias e parcerias em aeroportos e portos e outros ambientes — comentou o secretário.

Essas barreiras, se concretizadas, estarão presentes em pontos de entrada de turistas. A testagem, segundo Motta, também terá como foco os visitantes, principalmente quem vem de países onde há uma alta nos casos. O Estado espera uma decisão do Ministério da saúde para poder vacinar estrangeiros, algo que é considerado positivo pela SES.

Outra ação, o passaporte da vacina, adotado por alguns municípios catarinenses é incentivada pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O presidente da instituição Clenilton Pereira disse acreditar que a medida incentiva a vacinação contra o coronavírus.

— Eu acho algo extremamente interessante. Tem que se conversar cada vez mais com os prefeitos, com as secretarias municipais para que a gente adote. Tudo aquilo que for adotado para que a gente incentive a vacinação, é de suma importância — pontou.

Divulgação dos regramentos sanitários

Contudo, o secretário pontuou que estabelecimentos comerciais têm que incentivar clientes a seguir as regras sanitárias e tomar atitudes quando não as regras não forem cumpridas.

— Hotéis e restaurantes têm obrigação de trazer esses regramentos e tomar atitudes quando essas pessoas não cumprem — informou.

Alta nos casos e nova variante

A alta dos casos de Covid-19 na Europa e a descoberta da variante Ômicrom preocupam as autoridades sanitárias e também os setores mais afetados pela pandemia. Para o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori, o setor de eventos não pode ser fechado caso o país viva uma nova onda da Covid-19.

— Se houver necessidade de retrocesso agora, tem que ser um retrocesso coletivo. Novamente um conceito de polícias restritivas elas devem ser amplas e abrangentes e obviamente acompanhadas de medidas de mitigação do governo federal — disse Caramori.

Outro ponto é a divulgação dos regulamentos sanitários em vigor aos turistas e moradores. Segundo o secretário, é importante que os regramentos estejam em locais de fácil acesso e que sejam distribuídos por diversos meios — panfletos, sites, banners etc.

Na terça-feira (30), o Estado publicou uma medida que proíbe eventos ao ar livre com mais de 500 pessoas. Ficam proibidos festivais, apresentações musicais e outros eventos ao ar livre, que provoquem aglomerações.

A portaria reforça o protocolo de “Evento Seguro”, que já era aplicado em eventos em Santa Catarina desde 2020. Uma das medidas é a permissão de entrada nos locais apenas por pessoas vacinadas ou com teste negativo para Covid.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado realiza barreiras sanitárias nas entradas da cidade em combate ao coronavírus

A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal para combater a proliferação do coronavírus.

Barreiras sanitárias: equipes estarão orientando moradores e turistas no feriadão em Imbituba

Entre sábado (05) e o feriado do dia da Independência do Brasil (07), as equipes estarão espalhadas por diversos pontos da cidade.

Venda de frigobar causa prejuízo de R$ 500 para jovem em Urussanga

Vítima foi orientada a reunir provas contra o golpista

‘Pauladas, socos e chutes’: homem é sequestrado em Orleans e mantido em cativeiro por dupla armada

Segundo a PM, ocorrência teve início em Orleans, na quarta-feira (20), e o desfecho em Balneário Rincão, no dia seguinte