Uma operação foi montada ontem, a partir das 7 horas, para retirar a embarcação que naufragou nesta quarta-feira entre a Barra do Camacho e Garopaba do Sul, em Jaguaruna. Cerca de 20 pessoas participaram do resgate (veja o vídeo abaixo).
O barco estava a uma profundidade de 30 metros. Foram aproximadamente quatro horas de trabalho. O empresário João Baiuka, 30 anos, com ampla experiência em resgate de surfe com jet ski, e Carlos Alberto Martins, 47 anos, do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, com 23 anos de profissão como guarda-vidas, mergulharam e amarraram as cordas na embarcação naufragada.
Devido ao forte temporal de ontem, as expectativas não eram muito boas, mas o vento deu uma trégua, a correnteza ajudou e, após várias tentativas, o grupo conseguiu retirar o barco do fundo do mar.
Conforme João Baiuka, o grupo viveu momentos bem complicados, pois foi uma operação muito difícil. “Mas o importante é que deu certo. Aos poucos, a embarcação foi emergindo e a rebocamos por cerca de oito quilômetros até o Farol de Santa Marta, em Laguna. Cinco barcos auxiliaram e dois no reboque”, conta o empresário. “Agora só resta reformar o barco. A comunidade ficou bem contente. É muito gratificante usar as ferramentas que temos para colaborar”, finalizou.
Com informações do Jornal Notisul
[soliloquy id=”153237″]