Em cerimônia marcada pela boa música e depoimentos emocionantes, o Governo do Município de Araranguá, através da Subsecretaroa de Cultura e Turismo, entregou oficialmente na noite de quinta-feira, 30 de abril, em anexo ao Centro Cultural artesã Máxima de Souza, a sala da Banda Municipal de Araranguá. Como não poderia ser diferente, a musicalidade, antes e depois da inauguração, com o maestro Tarcísio José Facchini e seus músicos executando clássicos da música nacional e internacional, deu o tom do evento.
O ato inaugural contou com as presenças do ex-prefeito e presidente da Academia Araranguaense de Letras, Osmar Nunes, prefeito municipal Sandro Roberto Maciel, vereadores Ozair Banha da Silva e Adair Jordão; secretário de Assistência Social, Eduardo Chico Merêncio, secretária de Governo Maria Aparecida Costa, Subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio, diretora de Turismo, Daniele Leite Ferreira, diretor de Cultura, Daniel Vieira, assessores da Casa de Cultura e pessoas da comunidade.
Maestro Fachinni: “Foram vinte anos de um lado para o outro”
Antes do corte da fita inaugural, a sinceridade das palavras do maestro Tarcício José Facchini, músico desde a sua adolescência emocionaram a todos. “Eu falo de música que á a arte divina, e está presente na nossa vida em todos os momentos. Hoje é um momento especial, porque a gente lutou por mais de 20 anos por um espaço que fosse nosso. Andávamos de um lado para outro para ensaiar. Agradeço ao prefeito Sandro Maciel por ter se envolvido e feito acontecer esse espaço. Minha maior alegria é passar para os outros tudo o que aprendi desde meus 13 anos de idade. O maestro evidenciou seu gosto pela música tocada com instrumento de sopro, porque exige algo mais do músico. A música torna as pessoas mais sensíveis”, finalizou.
A escolha do local
O Subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio, falou da forma como aconteceu a definição do espaço para a banda. “O prefeito concordou com a idéia de cedermos este local e atendendo ao pedido do maestro Tarcísio, essa é a casa da banda agora. Fizemos a reforma e ampliação e quero dizer que é uma alegria para nós. Esperamos que a banda continue formando muitos outros músicos na cidade e agradeço ao prefeito Sandro pela atenção que tem dado, porque nunca um governo investiu tanto na cultura como esse governo, são ações como essa que o notabilizam”, disse Jair.
Ex- prefeito Osmar Nunes parabeniza governo pelo apoio a cultura
O ex-prefeito Osmar Nunes, destacou a importância da banda para a cultura regional. “A música é o balsamo da alma e para tocar na banda tem que ter talento. Lembro que quando cheguei a Araranguá na década de 60, existiam bandas nas principais cidade do sul do estado e hoje a que mais se destaca é a nossa banda municipal, sob a batuta do maestro Tarcísio.Parabenizo ao prefeito Sandro Maciel por manter e incentivar a banda e a todos os músicos pela dedicação e importante contribuição a nossa cultura”, concluiu. .
Prefeito Sandro Maciel vai regulamentar projeto de apoio aos músicos
Durante seu pronunciamento o prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel falou sobre os detalhes para a definição do ambiente próprio para a banda e que continuará apoiando sempre. “Muitas vezes vocês saem do trabalho para vir aqui ensaiar, o legado de Serafim Silva, Sávio Amaro e hoje sob o comando ao maestro Tarcísio Fachinni, por isso quero agradecer e parabenizar a todos e a todas que fazem parte da banda. O vereador Jordão já encaminhou o anteprojeto e estamos regulamentando a lei que vai proporcionar uma cesta básica por músico. Trata-se de um forma simbólica de dizermos muito obrigado, porque o trabalho que vocês fazem não tem preço. O benefício que vocês fazem é muito mais importante do que uma obra material e desejo vida longa para nossa banda”, finalizou.
Após as falas, ocorreu o corte da fita inaugural da sede da Banda Municipal de Araranguá, seguido de um coquetel aos presentes.