A redução da taxa Selic (juros básicos da economia), para 9,25%, anunciada recentemente pelo Banco Central, pode fazer com que o sonho de muitas pessoas em comprar o primeiro imóvel ou sair do aluguel fique mais próximo.
Isso porque, logo após esta redução, as principais instituições financeiras anunciaram a queda nas taxas de juros para financiamento de imóveis.
Entre as informações divulgadas, as taxas do Sistema de Financiamento de Habitação – SFH, que é o mais utilizado, variam entre 9,33% e 11,40% ao ano. Especialistas do setor acreditam que, até o fim do ano, este índice deve cair ainda mais. Sendo assim, os juros devem chegar a um patamar de 8% ao ano.
O diretor de operações da Athena Construções, Edson Martins Antônio, diz que o momento é animador para o mercado.
“Com a redução da taxa Selic, os bancos reduziram as taxas para o crédito imobiliário, possibilitando assim um impulso para a comercialização dos imóveis. Isso é ótimo para o setor. Acredito que vários fatores vêm contribuindo e continuarão colaborando para a redução das taxas, facilitando ainda mais a aquisição do imóvel”, comentou o profissional.
O Sistema Financeiro de Habitação – SFH financia imóveis de até R$ 650 mil, empregando recursos das contas de poupança ou repassados pelo FGTS, no financiamento da aquisição e na construção de imóveis residenciais.
Já o Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, além de cobrar juros mais altos, realiza os financiamentos imobiliários, que ocorrem fora das regras do SFH, sem o uso do FGTS.
Com informações do Jornal Diário do Sul