O Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina – HMISC, recebeu na noite desta sexta-feira (20), a primeira córnea doada para transplante. Depois de tratada, a córnea foi preservada às 23h50min e está condicionada para receber sorologia e contagem de células.
Por volta das 21h, a Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde – SES, recebeu a autorização da família do doador, que faleceu no Hospital São José – HSJ, também em Criciúma. Três enfermeiras do HSJ fizeram a entrevista familiar e captação do órgão e um médico oftalmologista avaliou a córnea.
Na quinta-feira (19), aconteceu na Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Criciúma a Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular, que reuniu enfermeiros, médicos e membros de direção de hospitais da Região.
Até então, a recepção de doações no Sul do Estado se restringia principalmente aos hospitais Regional de Araranguá; São José, de Criciúma; e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; e as córneas eram levadas para serem tratadas e preservadas em Florianópolis.
Colaboração: Bruna Tomé Borges / Comunicação Secretário de Estado da Saúde
[soliloquy id=”290731″]