Segurança

Balsa fica à deriva durante transporte de ônibus com passageiros no Rio Araranguá

Cerca de 20 passageiros de um ônibus colocaram os coletes salva-vidas até a chegada do Corpo de Bombeiros

Foto: Arquivo/Comunicação da PMA

Foto: Arquivo/Comunicação da PMA

Uma balsa ficou à deriva, no início da tarde desta terça-feira (25), durante a tentativa de travessia do Rio Araranguá, na região do Morro dos Conventos em Araranguá. Sobre ela, um ônibus com 20 passageiros. O fato aconteceu por volta das 14 horas, à 100 metros do porto, localizado na comunidade de Hercílio Luz. O Corpo de Bombeiros de Araranguá foi acionado e realizou o resgate de todos tripulantes. 

Grande parte dos passageiros são estudantes de comunidades locais. O fiscal de transporte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) Gabriel Gomes, todos os procedimentos de segurança foram realizados. “Em contato com o operador da balsa, orientamos que atracasse a balsa na margem do rio, baixasse a âncora, retirasse os passageiros do ônibus, colocassem os coletes salva-vidas e aguardassem a chegada do socorro. Todos estão bem”, relata.

O motivo do incidente está relacionado a força do vento e da correnteza do rio. “Realizamos todos os procedimentos de segurança e atracamos a balsa. Foi a primeira vez que aconteceu isso comigo. A lateral do ônibus serviu de ‘vela’ que recebeu toda a força do vento e a balsa foi saindo do sua rota de ancoragem”, conta o operador da balsa José Fernandes.

O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio de um jet ski .

O ônibus de uma empresa de transporte coletivo da cidade realiza diariamente este trajeto entre o Centro e a região de Ilhas.