No ano passado, 284 Baleias Franca foram vistas por aqui.
A equipe de pesquisa do Instituto Australis (antigo Projeto Baleia Franca), registrou, na manhã desta segunda-feira (08), os dois primeiros mamíferos em Imbituba. Por meio de fotografias e vídeos, com o auxílio de drone, os pesquisadores avistaram os cetáceos na região de Ibiraquera.
“Fizemos o registro das duas primeiras baleias da temporada. Elas estão chegando dentro da data prevista. Com isso, acreditamos que esta será uma temporada normal, dentro da média dos últimos anos. Se tudo transcorrer como esperamos, deveremos receber entre 100 e 120 Baleias Franca”, disse a bióloga Karina Groch, responsável pelo Instituto Australis.
No fim de julho, quando será feito o primeiro sobrevoo para o avistamento de baleias, que faz parte do programa de monitoramento do plano de controle ambiental do Porto de Imbituba, os pesquisadores poderão apresentar dados mais precisos quanto ao número de mamíferos que visitará Imbituba.
Segundo os pesquisadores, em 2018, a temporada de avistamento foi considerada atípica, justamente, porque os mamíferos chegaram mais cedo ao litoral de Santa Catarina. No ano passado, 284 Baleias Franca foram vistas por aqui.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba