Mamífero possui entre oito e nove metros de comprimento e é considerado juvenil.
Uma baleia da espécie jubarte foi localizada em estado de decomposição na manhã desta quarta-feira (26), na Praia do Gi, em Laguna. O mamífero possui entre oito e nove metros de comprimento e é considerado juvenil, o mesmo perfil das demais baleias que apareceram encalhadas no litoral Sul do Estado nos últimos meses.
As equipes do Projeto Baleia-Franca, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e da Área de Proteção Ambiental – APA da Branca-Franca estão no local trabalhando na coleta de materiais do animal. De acordo com a coordenadora do Projeto Baleia-Franca, Karina Groch, o mamífero foi encontrado com um cabo de rede na cauda, o que pode ter causado a sua morte.
Como o animal está em estado de decomposição deverá ser retirado do mamífero amostras de tecidos. Posteriormente, a baleia deverá ser enterrada na praia, no entanto, para que isso ocorra é necessário a liberação da Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flauna. Os trabalhos são realizados pelas equipes citadas acima de monitoramento de praia da Bacia de Santos que é uma condicionante de licenciamento ambiental para exploração do pré-sal exigida pelo Ibama.
Com informações do Portal Engeplus