Esse é o terceiro encalhe de baleia registrado entre Laguna e Imbituba, neste ano.
Uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta e enrolada em uma rede na praia do Mar Grosso em Laguna nesta terça-feira (31). Esse é o terceiro caso registrado entre Imbituba e a cidade do Sul de Santa Catarina. Esse é o 50° encalhe registrado em SC e o 150° registrado no Brasil.
Os outros dois encalhes de baleia jubarte no Sul de SC, neste ano, foram registrados na praia da Ribanceira, em Imbituba e na praia de Itapirubá do Sul em Laguna.
De acordo com informações da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Udesc a baleia é um macho juvenil com aproximadamente seis metros de comprimento.
A baleia foi encontrada enrolada em uma rede de emalhe, em avançado estado de decomposição. A equipe já coletou algumas amostras para realizar a necropsia do animal.
O projeto
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.
Com informações do site ND Mais