Interessados devem se inscrever até 10 de dezembro. Público-alvo são jovens entre 14 e 18 anos. 330 vagas estão disponíveis
Empresas aguardam a formação dos alunos dos cursos de aprendizagem industrial no Bairro da Juventude para que eles finalmente possam integrar o mercado de trabalho. Essa demanda é permanente e o trabalho da instituição visa suprir essa necessidade na região e ainda oferecer a oportunidade de instrução de forma gratuita. Com esse objetivo, 330 vagas foram abertas para o público jovem que tem entre 14 e 18 anos. Os interessados devem ser rápidos, pois as inscrições só podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro. Os cursos disponíveis são para Mecânica Geral, Mecânica de Automóveis, Eletroeletrônica, Padeiro e Confeiteiro, Cozinheiro Industrial e Programador de Computador.
Os requisitos necessários são estar estudando ou ter concluído o ensino médio e possuir idade entre 14 e 18 anos. As aulas iniciam a partir de fevereiro de 2023 e acontecem no período matutino ou vespertino. A duração dos profissionalizantes é de um ou dois anos.
Junto do ensino teórico do Bairro, há também o desenvolvimento prático dos jovens. “A carga horária de aula prática é bastante grande: é 65% da grade, o que proporciona uma formação e um conhecimento bastante consistente”, explica o coordenador de Educação do Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos.
Como posso me inscrever?
Os interessados podem se inscrever através do link: https://cep.bairrodajuventude.org/inscricao/ ou ir até a secretaria do Bairro da Juventude em Criciúma, localizado na rua Cônego Aníbal Maria Di Francia, no bairro Pinheirinho. O candidato deve apresentar sua identidade e CPF, além dos mesmos documentos do pai, mãe, ou responsável. Um comprovante de residência também é exigido.
Abertos à comunidade
Não são só os residentes de Criciúma que podem se inscrever. Os cursos também são abertos à comunidade que mora próximo à cidade como Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Cocal do Sul e Balneário Rincão. “Toda a comunidade ao redor pode estar se habilitando e fazer o curso sem problema algum”, assegura o coordenador.
Emprego garantido
Quem ingressar no Bairro da Juventude, pode ter a certeza que sairá com um emprego garantido. Isso se deve ao alto índice de empregabilidade. As empresas procuram a instituição e ainda aguardam os estudantes se formarem. “A gente está perto de 90% de encaminhamento de trabalho. É um índice fantástico”, finaliza o coordenador.
Novidade
Para orientar os alunos com excelência, uma novidade: um Centro de Inovação que inaugura em 2023, vai abrigar os cursos profissionalizantes.