Geral

Baile junino alegra idosos do asilo São Vicente de Paulo

Na tarde deste domingo, grupo de voluntários da empresa Farben esteve no Asilo São Vicente de Paula interagindo com os internos

Foto: Jose Adilio Silveira

A alegria tomou conta do Asilo São Vicente de Paula de Criciúma na tarde deste domingo. Ao som de canções juninas, os internos da casa caíram na dança com o grupo de voluntários formados por colabores da empresa Tintas Farben. Além da dança, também foi servido aos internos e visitantes guloseimas juninas, como pinhão, pipoca e paçoquinhas. A festa começou às 14 horas e seguiu até o fim da tarde. “A felicidade deles é muito contagiante”, fala a voluntária Maria Przyvivowski, que visita o asila pela segunda vez.

A gerente administrativa do Asilo São Vicente Andresa Rabelo Ronsani pontua que os idosos já esperam esta data com expectativa. “Eles até já esperam a festa”, ressalta Andresa. Para ela, mais empresas deveriam fazer igual a Farben, contribuir com a alegria dos idosos com visitas pontuais. Andresa disse que a Farben é uma parceira de anos e que costuma realizar dois eventos no asilo, que são o baile junino e a visita de fim de ano.

O vice-presidente da empresa Tintas Farben, Edmilson Zanatta, ressalta a importância de poder envolver e motivar o pessoal no trabalho a fazer este trabalho voluntário. “Trabalho com esta doação e energia é muito bom para quem recebe, mas é ainda mais gratificante poder arrancar um sorrido dos internos. Isso não tem preço”, coloca Zanatta. Ele lembra que além do asilo, o grupo de voluntário visita durante o ano o Hospital São José de Criciúma e o Hospital São Donato de Içara.

Doações fazem a diferença – A gerente administrativa Andresa Rabelo Ronsani pontua que além desta energia positiva trazida pelos visitantes, o asilo precisa para manutenção dos 70 idosos internados de leite e material de higiene como desodorante, creme dental, aparelhos de barbiar entre outros. Segundo ele, o primeiro semestre diminui muito as doações, mas nos últimos meses as coisas começam a normalizar.

A assistente social Maria Scotti explica que tem melhorado muito o atendimento prestados aos idosos com a ala de saúde dando melhores condições e com a clinica de fisioterapia, que beneficia muito o dia a dia dos internos. A assistente social traça um perfil de que muitos dos internos não tem família e apresentam problemas de saúde, por isso precisam de acompanhamento diário. “Geralmente recebemos pessoas solteiras e divorciadas que ficam em casa enquanto tem certa autonomia, mas quando precisam de ajuda acabam vindos ou são encaminhados para o asilo”, explica. Atualmente o asilo conta com 41 profissionais em seu quadro de colaboradores nos diversos setores e por isso a instituição precisa constantemente de ajuda. “A comunidade de Criciúma é muito solidária”, fala Maria Scotti.

Melhorias nas instalações – A Asilo São Vicente de Paula de cinco anos para cá tem passado por uma grande transformação com a revitalização das alas masculina e feminina e da cozinha. Atualmente está em obras a parte administrativa e o refeitório. “Também estamos com um projeto de acessibilidade para ser implantado”, aponta o presidente do Asilo Zamil Casagrande. Segundo ele, já foram investidos nas obras cerca de R$ 1,5 milhão, e ainda devem ser gastos mais R$ 500 mil com os projetos em andamento. “Queremos concluir tudo até agosto de 2019, para não deixar nada pela metade para a próxima diretoria”, destaca Casagrande.

Colaboração: Jose Adilio Silveira

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Com mais de 1,5 mil doações, Campanha do Agasalho supera expectativa em Orleans

Ação foi promovida em parceria entre a Ordem DeMolay, a CDL de Orleans e a CDL Jovem do município.

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Mercado Solidário ultrapassa expectativas e arrecada mais de 10 toneladas

Com este resultado, as doações arrecadadas ao longo de todas as edições chegam as 37,1 toneladas.