Geral

Bacia de empresa mineradora transborda e rejeito vaza para rio em Lauro Müller

Moradores que vivem às margens do Rio Tubarão, no município de Lauro Müller, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (26) por um acidente ambiental que deixou a cor do rio completamente preta. Uma grande quantidade de material, denominado de “finos de carvão” vazou para o rio devido ao transbordamento de uma bacia de decantação da empresa mineradora de carvão Carbonífera Catarinense, que fica localizada na comunidade de Rocinha de Baixo.

Segundo a direção da empresa, o acidente ocorreu em razão de possíveis problemas mecânicos em duas bombas que ficavam em uma bacia com água limpa. “Essas bombas pararam de funcionar por volta das 22h. Imediatamente a equipe técnica responsável resolveu o problema, contendo o vazamento através de um dique de contenção. O trabalho durou cerca de duas horas e nesse intervalo aconteceu o transbordo de água da bacia que acabou arrastando finos de outra bacia desativada. Boa parte da água e do lodo ficaram retidos na bacia de contenção de emergência, entretanto parte foi parar no rio”, explicou a diretora da empresa Astrid Barato.

Ainda segundo a direção da Catarinense, a Fundação do Meio Ambiente – Fatma esteve nesta manhã na empresa verificando o ocorrido e fazendo a autuação.

A empresa investiga o que pode ter provocado a falha nas bombas e já informou os órgãos oficiais de fiscalização e proteção ambiental sobre o ocorrido.

[soliloquy id=”98257″]