Principal via de Criciúma abrirá espaço apenas para meios de transporte alternativos, corridas e caminhadas
A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) programa, para este domingo (13), a realização do Projeto Ciclofaixa. A ideia consiste em suspender o trânsito de veículos automotores na Avenida Centenário, no trecho entre a Rua Saldanha da Gama (esquina do Banco Safra) e o Parque das Nações Cincinato Naspolini. Toda a comunidade adepta à caminhada, corrida, andar de bicicleta, skate, patinete ou similares está convidada a transitar pela principal via do município no período das 8h às 13h.
Somente os ônibus que ligam os três terminais urbanos da cidade poderão transitar pelo trecho. O bloqueio abrange duas pistas no sentido Centro-Próspera. De acordo com um dos articuladores do evento, o vereador Silvio Ávila Júnior, a mobilização proporciona aos participantes mais do que a prática de exercícios físicos. “O propósito é oferecer aos cidadãos um momento de entretenimento e de lazer, além de incentivar as pessoas a usarem meios de transporte alternativos”, observa.
Todo o percurso será devidamente sinalizado e com a presença dos Guardas Municipais. Segundo o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Giovanni Zappelini, serão 10 acessos do bairro São Cristóvão à Avenida Centenário bloqueados. “Estaremos no local para orientar os motoristas a buscarem vias alternativas durante o horário da ciclofaixa. Mas garantir a segurança das pessoas é fundamental. Para isso, contamos também com a colaboração dos moradores para se deslocarem pela Rua Almirante Barroso ou através da Avenida Gabriel Zanette”, indica.
A realização do Projeto Ciclofaixa está sujeita às condições climáticas. Segundo o gerente de operações da Guarda Municipal, Ricardo Strauss, tudo estará pronto, mas caso amanheça com intensidade de chuva o evento será transferido para 27 de outubro, de acordo com o previsto na programação.
Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC