Educação

Avanços na educação do Sul catarinense são apresentados em Lima, no Peru

Foto: Ascom Unibave

Foto: Ascom Unibave

Com o propósito de apresentar avanços do Sul catarinense em relação à incorporação de um novo paradigma educacional, a professora Marlene Zwierewicz, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, participou como palestrante do VI Congresso Internacional sobre Complexidade, Transdisciplinaridade e Ecoformação, que aconteceu em Lima – Peru, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Realizado no Instituto do Pensamento Complexo, da Universidade Ricardo Palma – URP, o evento reuniu pesquisadores, professores e profissionais de outras áreas, provenientes de várias cidades do Peru, do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, México e Venezuela.

Desde 2008, esses profissionais se reúnem com uma equipe consciente de que o tipo de educação tradicional, propagada durante os últimos séculos por todo o planeta, já não atende às emergências da realidade atual e não condiz com as perspectivas futuras. Formada por Edgar Morin, Gaston Pineau, Saturnino de La Torre, Maria Cândida Moraes, Pascal Galvani, Nelson Vallejo, Juan Miguel Gonzales, Teresa Salinas, Maria Antonia Pujol, entre outros. Essa equipe vem discutindo a importância da Teoria da Complexidade, da Transdisciplinaridade e da Ecoformação para uma educação mais comprometida com as necessidades individuais, sociais e ambientais, ou seja, mais comprometida com a vida.

“Todos que participamos desse movimento estamos conscientes de que não é suficiente depositar infindáveis conteúdos nos estudantes, impedindo que tenham tempo para que se expressem criativamente e trabalhem de forma solidária para a solução de problemas que vivenciam dentro e fora da escola. Defendemos, como afirma Edgar Morin, a superação de práticas educacionais que formam pessoas com a cabeça bem cheia, esquecendo que na vida precisam muito mais que, simplesmente, uma lista interminável de conteúdos memorizados”, explica a professora Marlene.

No evento, foram apresentados os avanços que vêm acontecendo no Sul catarinense, envolvendo, em uma primeira etapa, o próprio Unibave, a Escola Barriga Verde e as Secretarias de Educação de Balneário Rincão, Grão Pará e Urussanga. São experiências inovadoras que, além de mover a realidade regional, servem de exemplo para os participaram do evento ou os que terão acesso ao material que será publicado.

“Voltamos ao Brasil motivados para seguir em frente, especialmente pelo compromisso com uma educação inovadora, pelos avanços e ampliação dessa equipe de profissionais, instituições e sistemas que se comprometem com esse movimento e, também, por constatar que o Sul catarinense vem se tornando uma referência em uma educação que se transforma, enquanto também transforma a realidade”, registra a professora Marlene.

Colaboração: Ascom Unibave