A Polícia Militar de Içara iniciará neste dia 1º de janeiro a fiscalização e autuação de veículos pesado na região central da cidade. O trabalho é realizado numa parceria com o Núcleo de Transportes e Circulação (NTC) que já finalizou a sinalização dos perímetros de circulação proibida. Os motoristas tiveram um mês para se adaptarem as mudanças.
De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar de Içara, Cosme Manique Barreto, o trabalho buscará coibir a lentidão no trânsito, como também a sonoridade no perímetro que compreende o Hospital São Donato. Segundo ele, algumas rotinas do trabalho da PM serão alteradas para realizar a fiscalização. “Os policiais que atuam na área central serão os responsáveis pela fiscalização. Queremos eliminar este problema da trafegabilidade de veículos pesados no perímetro central da cidade”, frisou Barreto.
O NTC realizará nestes primeiros dias a distribuição de materiais informativos no Centro e nas grandes empresas. “Reforçaremos o trabalho de conscientização dos motoristas com a distribuição de folders informativos. Com a sinalização nos trechos já houve uma redução na circulação de caminhões na rua 7 de Setembro, principalmente em frente ao Hospital São Donato. Os comerciantes já comentam”, ressaltou o diretor do NTC, Joacir Domingos.
Infração – A infração resultará na perda de quatro pontos na carteira e multa a partir de R$ 85,13. Conforme o soldado especialista em trânsito, Washington Valmor Pereira, a abordagem será visual, pois a proibição é para veículos a cima de 10 toneladas. "Carros maiores são de fácil identificação, já os menores poderão ser abordados e o peso conferido por meio da descrição obrigatória do Peso Bruto Total (PBT)”, explicou.
Trajeto – Os caminhões que se deslocarem da BR-101 a Criciúma, pela SC-445, deverão utilizar o Anel de Contorno Viário em direção à Primeira Linha. No sentido contrário, é autorizada a entrada no perímetro urbano, somente até o Distrito Industrial Santos Costa, no Bairro Cristo Rei.