Na manhã desta quinta-feira, 06, a Polícia Civil de Santa Catarina foi informada sobre a criação de um perfil na rede social Instagram o qual noticiava a realização de atentado que seria realizado em escola da rede estadual de ensino localizada em Lauro Muller.
Imediatamente foram iniciadas as investigações pela Delegacia de Polícia da Comarca de Lauro Muller, e, com apoio do Cyber Gaeco, foi possível localizar o endereço residencial e identificar o responsável pelo perfil do Instagram.
Em seguida, face a gravidade dos fatos, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela cautelar de busca e apreensão com objetivo de angariar elementos de informação que permitam a responsabilização criminal do investigado. Em regime de plantão, após rápida manifestação favorável do Ministério Público, o Poder Judiciário Catarinense deferiu o pleito.
Durante o cumprimento das buscas no endereço residencial do investigado foram apreendidos dispositivos eletrônicos os quais serão encaminhados ao Instituto Geral de Perícias para adoção de providências técnicas. Na ocasião o responsável pelo perfil na rede social assumiu a autoria dos fatos, e, em seguida, compareceu à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.
O Delegado de Polícia responsável pela investigação alerta que “o ambiente virtual não é terra sem lei, as pessoas que praticarem crimes, como neste caso, serão devidamente identificadas e punidas criminalmente”.
Além da Delegacia de Polícia da Comarca de Lauro Muller, a operação policial contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.