Representar a voz dos alunos em diversos níveis do Movimento Apaeano. Esse é o objetivo do cargo de Suelen Sangaletti da Silva e Ériton Martins, eleitos recentemente para serem os Autodefensores da instituição.
A iniciativa faz parte do programa desenvolvido pelas Apaes. Em Cocal do Sul, ela está sendo resgatada por meio de uma ampla ação de divulgação que teve início nesta semana dedicada a Valorização do Trabalho do Autodefensor da Apae.
O programa de Autodefensores é aberto a todas as pessoas com deficiência, tendo uma importância não só no movimento, mas para toda a sociedade. Nesta quinta-feira (9), acompanhados pela coordenadora do programa e fisioterapeuta, Taise Petronilho, os representantes estiveram na prefeitura municipal onde foram recebidos pela vice-prefeita, Aninha Gonçalves Scarpato, que ficou encantada com a dedicação e comprometimento dos autodefensores.
“Eu participei da eleição que elegeu o casal e vejo que eles terão importante responsabilidade daqui para frente. Nós ficamos muito felizes por eles, pela desenvoltura e espírito de participação. Essa é uma oportunidade de se engajarem cada vez mais, mostrar que a vida pode ser sempre melhor e representar com afinco todos os seus colegas e interesses”, ressalta Aninha.
Segundo a coordenadora, a instituição está colocando em prática um planejamento de divulgação por meio de visitas às empresas, comércio e imprensa. “Queremos que a sociedade perceba a importância deste trabalho que permite ao autodefensor, além de representar, ter acesso aos debates dos temas que afetam as pessoas com deficiência, principalmente”, destaca Taise.
Hoje a Apae de Cocal do Sul conta com 109 alunos e atende 150 alunos. “Nós somos integrantes ativos na sociedade, vamos representar, expor nossas ideias e opiniões e, claro, defender os direitos das pessoas com deficiência”, finalizam Suelen e Ériton.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul
[soliloquy id=”134898″]