Só em 2018, 14 mulheres foram diagnosticadas com a doença no município.
Os dados apresentados pela gerência do Centro de Referência da Mulher – CEREM de Imbituba, relacionados aos casos de câncer de mama, são considerados preocupantes. Só em 2018, 14 mulheres foram diagnosticadas com a doença no município.
Isso representa mais de um caso registrado por mês em Imbituba. Das mulheres com a doença, apenas duas tem idade acima dos 63 anos. O restante não é considerada idosa. Pior é que os números podem aumentar nos próximos dias.
De acordo com a gerente do CEREM, Marília Mendonça, o município ainda aguarda pelas biópsias de mais nove pacientes. “Esse número é muito alto, porque representa mais de um caso por mês. Além disso, a maioria das pacientes diagnosticadas tem menos de 50 anos de idade”, informou a gestora.
Para ajudar no trabalho preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um aparelho de Colposcopia. O equipamento, comprado com recursos do município, permite avaliar com mais clareza os casos relacionados ao câncer de colo de útero.
“Com esse tipo de aparelho conseguimos investir em prevenção. E, quando a gente fala de câncer de colo de útero, que um dos que mais matam no Brasil, ampliar a nossa capacidade de prevenção é fundamental. Esse equipamento de Colposcopia vai fazer isso, aumentar a nossa capacidade de avaliação precoce e, ao mesmo tempo, nos ajudar no tratamento das nossas pacientes”, informou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba