O aumento do número de furtos a residências em Tubarão e cidades vizinhas no começo deste ano põe a polícia em alerta. As ocorrências têm obedecido a um padrão: os assaltantes estacionam o carro em frente à casa e, em poucos minutos, praticam o furto. Foi exatamente o que aconteceu na quinta-feira com a tubaronense Josiane da Silva Souza, do bairro Humaitá de Cima.
“Eu estava na praia, em Laguna, e cheguei por volta das seis da tarde. Foi quando vi que tinham entrado na minha casa. Nunca tinha acontecido antes, foi um susto, um choque”, conta a mulher, de 34 anos. Um vídeo registrado numa câmera de segurança de um dos vizinhos dela mostrou o horário em que o furto ocorreu, entre as 13h e as 13h30. O carro usado pelos bandidos era uma Duster branca.
Josiane conta que o veículo tinha placas de Florianópolis, registro que foi feito pelo cunhado dela, que é vizinho e estava saindo de casa quando a Duster parou na rua. “Ele viu esse carro e ficou desconfiado. Mas foi muito rápido, quando ele voltou, não estava mais ali. Coisa de minutos”, conta.
Da casa de Josiane foram levadas duas TVs de 42 polegadas, um micro-ondas, um forno elétrico, uma coleção de garrafas de uísque e R$ 15 mil em cheques. “A gente já tinha ouvido falar sobre esse caso da Duster branca, mas não imaginei que fosse acontecer comigo, foi uma surpresa”, diz a mulher.
Os comentários a respeito do “caso da Duster branca” começaram a ganhar força nos últimos dias por conta de um vídeo que circula na internet. No registro, dois homens supostamente roubam uma casa e utilizam esse modelo de carro. Como aconteceu com Josiane.
A Polícia Militar de Tubarão, no entanto, não tem mais registros sobre o suposto caso. “Até agora não recebemos nada formal. A princípio, parece que se trata de mais uma postagem viral, que é colocada ali e vai se espalhando. Pode ser algo que aconteceu em outra cidade”, afirma o capitão da PM de Tubarão Josias Machado Feverino.
Mas o capitão reconhece que este tipo de ocorrência aumentou no começo do ano. “A incidência de furtos realmente aumentou nesse período, com veículos que param em frente às casas. Nesse sentido, a ajuda da população é fundamental. Primeiro, se ocorrer o furto, é fundamental fazer o registro”, destaca o capitão Josias Machado.
Ele também ressalta que a PM deve ser chamada sempre que houver suspeitas. “Esse é outro alerta importante, quando tiver um carro suspeito na rua, chamar a polícia pelo 190 para que a gente vá até o local averiguar. A população não deve se apavorar. A polícia está em alerta.”
Com informações do site Diário do Sul