Defesa Civil Municipal está em alerta já que a previsão do tempo aponta continuidade da precipitação nesta segunda-feira (15)
Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, registrou 399.1 milímetros de precipitação nos últimos quatro dias. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a cidade está em alerta, uma vez que a previsão de fortes chuvas segue ao longo desta segunda-feira (15).
Ruas e residências alagadas em Garopaba
Os principais danos em Garopaba foram ruas e residências com alagamentos, algumas inundações, além de deslizamentos de pedras, terra e buracos formados devido ao acúmulo de chuvas. A Defesa Civil informou que não há vítimas fatais, mas prejuízos materiais.
Com o alto volume de precipitação, a Prefeitura de Garopaba informou que, nesta segunda-feira (15), algumas atividades foram suspensas na cidade. Entre elas, as aulas nas redes municipal e estadual, assim como, o transporte escolar.
As escolas estaduais, no entanto, suspenderam as aulas apenas no período da manhã. A gestão recomenda que, caso haja dúvida, os pais e familiares dos estudantes devem entrar em contato com a equipe de direção da instituição escolar.
Atenção aos serviços de saúde
Com relação aos serviços de saúde, o Garopaba Pronto Atendimento 24h, que foi afetado pelas chuvas, não teve danos que comprometam o fluxo de pacientes e de consultas. Com isso, todos os serviços essenciais estão mantidos nesta segunda-feira.
A única exceção é com relação ao transporte de saúde, que está suspenso no sentido Norte, em direção a Florianópolis, por conta da interdição do trânsito no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Na manhã desta segunda, a Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho, informou que não há prazo para liberação.
A administração municipal também reforçou quais são os pontos mais críticos da cidade. Confira:
- Rua César Gazola Lopes (Centro);
- Rua Vitalina Abreu de Souza (Ambrósio);
- Rua da Cuia (Grama);
- Rua da Escuridão (Grama);
- Rua José João de Souza (Campo Duna);
- Estrada Geral do Ouvidor;
- Estrada Geral da Ressacada;
- Rua Nereu Ramos (Centro);
- Rua Rio Grande do Sul (Em direção à Praia do Silveira);
- Rodovia Pedro Manoel de Lima (Morro de Fora em direção ao bairro Macacu);
- Estrada Geral Morro da Encantada;
- Acesso ao bairro Ambrósio pelo Loteamento Pedra Branca;
- Rua Professor Antônio José Botelho (Em frente à Escola José Rodrigues Lopes);
- Rua Manoel Balbino Silveira (Ressacada);
- Servidão José Cupertino Albano (Palhocinha).
- Telefones para contato em casos de emergência
A Defesa Civil ainda informa que, para os casos de resgate, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193. Para quem precisar de alojamento ou comunicar situações de risco com infraestrutura, a orientação é entrar em contato pelo (48) 3254-8199 ou Instagram. por meio do @governodegaropaba.
Pai e filha ficam ilhados em cachoeira de Garopaba
Na noite de sábado (13), pai e filha foram resgatados após ficarem ilhados em uma cachoeira, devido às fortes chuvas que atingiram o município de Garopaba. Eles tentavam retornar para casa de carro, quando ficaram presos em uma área alagada com correnteza.
Os policiais, ao se aproximarem do local, identificaram uma intensa correnteza, seguiram em direção às vítimas a pé, com água no nível da cintura. No percurso, um amigo das vítimas estava com uma camionete e auxiliou no resgate do pai e da filha.
Os dois foram encontrados se segurando em uma árvore. Com cordas, os militares alcançaram as vítimas, que foram retiradas em segurança e sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros Militar também realizou atendimento.
Com informações do ND+