Metodologias ativas desenvolvidas pelo Colégio Satc destacam as vivências e objetivos que os estudantes almejam com a língua inglesa
A comunicação faz parte da vida de uma pessoa desde que ela nasce. Seja verbal, não verbal, visual ou escrita, o ato de comunicar-se é essencial para se transmitir algo ou alguma informação. E quando o assunto é falar outra língua, as dificuldades podem ser maiores. Para auxiliar a evolução da comunicação do inglês dos alunos, que o Colégio Satc desenvolveu metodologias ativas focadas no protagonismo dos estudantes. Onde são destacados os objetivos e vivências que cada um almejam com o aprendizado da língua inglesa.
As atividades de aprendizagem buscam mostrar para as crianças e adolescentes que ao aprender o inglês, eles poderão se conectar com tudo aquilo que se identificam. “Com os métodos de ensino desenvolvidos pelos nossos professores, conseguimos mostrar aos nossos alunos que eles podem viver o inglês no dia a dia, respondendo a eles onde podem o encaixar, em quais situações vão usá-lo e trazer a conversação para a rotina”, destaca a coordenadora de inglês do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.
A utilização da metodologia direta faz com que seja possível fazer uma imersão da língua inglesa em sala de aula. “Outra característica desta metodologia é o desenvolvimento das 4 habilidades: speaking (falando), reading (lendo), writing (escrevendo) e listening (ouvindo). Pegamos o melhor de cada metodologia e aplicamos, porém, posso afirmar que a abordagem comunicativa é alvo de todas as turmas”, informa a professora de inglês, Marina Lopes.
A colocação do estudante como protagonista das ações desenvolvidas em sala de aula faz com que cada um encontre os meios para ampliar seu nível de conhecimento. “Tudo que é de interesse dos alunos pode ser aprofundado com o inglês, seja para lazer, esportes, livros, jogos, conversar on-line, ouvir podcast e tudo isso contribui para serem cidadãos mais completos. Queremos que eles vejam que a língua inglesa não é apenas utilizada para a carreira profissional”, pontua Beatriz.
Aprendizagem na prática
A partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, as turmas regulares são divididas em duas, passando a terem dois professores que trabalham com maior proximidade dos alunos. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de aprender inglês através da plataforma Cambridge e no seu próprio nível.
“Nos preocupamos com o que cada aluno está aprendendo e queremos mostrar para eles que cada um pode avançar ao seu modo. O estudante pode ser fluente em inglês dentro do nível de conhecimento dele, desde o iniciante ao avançado, conseguindo falar com fluência o que está sendo designado para aquele nível”, reforça a professora.
Para que a evolução da aprendizagem seja constante, são utilizados jogos interativos, dinâmicas de grupo e material on-line para que os alunos encontrem suas habilidades. “Por isso que eu reforço, é importantíssimo a prática da língua inglesa em todos os níveis, para que, a cada etapa, os alunos conquistem sua fluência a partir das metodologias que desenvolvemos em conjunto”, enfatiza Marina.