Os protetores ambientais são adolescentes treinados e disciplinados, que auxiliam a Polícia Militar Ambiental em suas atividades de educação ambiental.
Uma aula inaugural, realizada na noite desta terça-feira (04) no auditório Antônio Luiz Weber, na Unisul/Weber Empreendimentos, marcou o início da Primeira Turma de Protetores Ambientais do Município de Braço do Norte.
O programa, realizado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA), em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (Funabama) e a Prefeitura de Braço do Norte, tem por objetivo aproximar a PMA das novas gerações, fomentando a prevenção de ilícitos ambientais. Os protetores ambientais são adolescentes treinados e disciplinados, que auxiliam a Polícia Militar Ambiental em suas atividades de educação ambiental.
De acordo com o presidente da Funbama, Raul Coan, Protetores Ambientais de Braço do Norte terão aproximadamente 350 horas/aulas, teóricas e práticas, que envolverão temas como a história da PM em Santa Catarina, biodiversidade/ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, poluição, gestão de flora, gestão de fauna, unidades de conservação, legislação ambiental, desastres naturais e atividades extracurriculares relacionadas aos aspectos regionais e culturais, além dos princípios basilares de ética e cidadania.
[soliloquy id="288936"]
Na oportunidade também foram entregue os kits com material didático. “Também aprenderão sobre disciplina e hierarquia. Além disso, eles serão capacitados a serem multiplicadores de conhecimentos”, comentou. “Foram mais de 200 inscritos e, hoje, 29 Protetores Ambientais de Braço do Norte iniciam sua formação. Parabéns e bom estudo”.
O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, salientou a importância da formação dos jovens. “É um programa gratuito, que tem por objetivo transformar esses jovens em cidadãos conscientes sobre o meio ambiente e capacitados a orientar as pessoas, transformando assim a sua comunidade em um lugar melhor para se viver. Que todos tenham um excelente curso”, encerrou.
Também participaram do evento o 3º Sargento PM Carlos Roberto da Silva (monitor da 1ª Turma de Braço do Norte), o Tenente Douglas Tadros, da GEBN, a secretária da Educação, Claudinéia Niehues e o Sargento Robson e a palestrante doutora Rose Maria Adami, bacharel em Geografia pela Univali e mestre e doutora em Geografia pela Ufsc.