Educação

Aula do Mestrado Profissional traz aplicação prática de circuitos eletrônicos e sensores

Mestrandos puderam ver sensores embarcados atuando em veículo elétrico

Divulgação

A aula de Aquisição de Dados e Indústria 4.0 foi de muita prática e troca de informações. Os alunos do Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e sensores embarcados e ainda ver na prática isso atuando em um carro elétrico.

“Nossa proposta foi demonstrar a convergência de assuntos tradicionais da metalurgia com áreas de instrumentação e automação de processos”, informou o professor doutor, João Mota Neto.

O representante da WEG no sul de Santa Catarina, Rafael Nunes, participou da aula em dois momentos. No primeiro, fez uma palestra online, onde pode trazer alguns aspectos de soluções da indústria que envolvem a indústria 4.0. São resolutividades que podem ser aplicadas também em problemas de empresas da região.

Na segunda participação, no último sábado (10), Nunes veio dirigindo o veículo elétrico Voltz, da WEG, que pode ser observado por toda a turma. “Ele nos mostrou, na prática, a aplicação dos sensores embarcados no carro e os impactos tecnológicos na cadeia produtiva”, ressaltou Mota.

Os assuntos abordados na disciplina integram a matriz proposta pelo mestrado profissional, que procura aproximar cada vez mais a academia da indústria, integrando tecnologias e técnicas de processamento que podem auxiliar na tomada de decisões. As aulas envolveram atividades práticas com sensores digitais e analógicos a construção de circuitos eletrônico para condicionamento de sinal elétrico.

“Essa prática permitiu que eles construíssem circuitos eletrônicos integrados com sensores analógicos. Isso faz com que se promova o aprimoramento do pensamento crítico para analisar qual rota será implementada através da definição da grandeza física a ser medida”, destaca o professor.

O Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica está com inscrições abertas para a nova turma de alunos. Mais informações estão disponíveis no site ou pelo telefone (48) 3431-7688, e-mail: comercial@satc.edu.br.

Notícias Relacionadas

Drogas são encontradas em veículo durante operação Lei Seca em Criciúma

Ao ser questionado, o condutor informou que havia adquirido a droga em Siderópolis.

Pacto Anticomintern: A Aliança Firmada Contra o Comunismo

Criciúma define quando e como torcida do Corinthians poderá comprar ingresso

Criciúma trabalha com expectativa de casa cheia no sábado

Relembrando o Ciclone Nisha: O Desastre Climático de 2008