Geral

Audiências públicas para manutenção da calha do Rio Tubarão serão realizadas até outubro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para contribuir com a finalização do projeto ambiental de manutenção da calha do Rio Tubarão, ocorreu nesta sexta-feira uma reunião entre os representantes da comissão que acompanha os trabalhos, da Defesa Civil estadual e Prosul. O prazo para a finalização do projeto é o dia 31 deste mês. 

Assim que estiver pronto começam as audiências públicas. Conforme o gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e coordenador da comissão de acompanhamento dos projetos, Claudemir de Souza dos Santos, as audiências devem ocorrer, no máximo, até outubro. Uma será em Tubarão e outra em Laguna.

“Com a licença ambiental prévia aprovada, podemos iniciar a captação de recursos. O caminho ainda é longo, mas não podemos parar. Estamos fazendo de tudo para ter um projeto com a maior segurança técnica possível”, destaca.

É estimada a retirada de areia nas águas do Rio Tubarão desde a Ponte Cavalcanti, na BR-101, na Cidade Azul, até os Molhes da Barra, em Laguna, em um percurso de aproximadamente 34 quilômetros. Em 2013, foi concluído o projeto executivo da obra em uma primeira etapa e, atualmente, é elaborado o projeto ambiental, que será finalizado com o alvará para as licenças ambientais e os investimentos para que, desta forma, possa ser iniciado o processo de redragagem.

Com informações do Jornal Notisul